in

Trotinete elétrica dobrável Xiaomi M365 versão europeia

Tecnologia E – ABS / Sistema de Recuperação de Energia Cinética / Função de Controlo de Cruzeiro / BMS Inteligente

Lembro-me de comprar uma trotinete tradicional para oferecer ao meu sobrinho de sete anos no natal e ele delirar por completo. Entretanto os anos passaram e hoje em dia, entre outros gadgets elétricos como o skate elétrico Hoverboard, são as trotinetes elétricas que abundam nas listas de pedidos ao Pai Natal dos mais novos…E também dos adultos. Uma trotinete elétrica apresenta diversas vantagens, é um meio de transporte independente compacto, rápido, prático, económico, ecológico e acima de tudo muito divertido. Neste review vamos testar e analisar a trotinete elétrica dobrável Xiaomi M365, que rapidamente conquistou um lugar de destaque na minha rotina diária, tanto em contexto profissional, como de lazer. Apesar de ser um adepto dos produtos Xiaomi, tentarei ser o mais imparcial e sincero possível.

Moro e trabalho em Lisboa, conduzir um automóvel aqui é cada vez mais difícil, as trotinetas ou bicicletas elétricas são um avistamento cada vez mais comum na capital. São perfeitas para aquelas deslocações demasiado longas para fazer a pé, mas simultaneamente curtas que não justificam tirar o carro do estacionamento. Antes de ter a minha scooter elétrica Xiaomi M365, chegava a ir de carro para percorrer distâncias curtas tipo 700m, perdendo um tempo ridículo numa viagem tão curta. Sim, podia ir a pé, fazia exercício físico e até chegava mais rápido, mas a preguiça fala muito alto e andar de carro é muito prático, muitos de vós pensam da mesma forma com certeza. A eletricidade é a energia do futuro e uma trotinete elétrica é sem dúvida alguma um meio de transporte perfeito para simplificar estas deslocações curtas, poupando dinheiro, tempo e o meio ambiente.

A Xiaomi M365

A trotinete elétrica Xiaomi M365 está disponível nas cores branco ou preto, é um dos modelos com a melhor relação qualidade/preço, permite uma autonomia máxima de 30km, dependendo do peso do utilizador, tipo de terreno percorrido, intensidade do vento, temperatura ambiente e pressão dos pneus, atingindo uma velocidade máxima de 25km/h. Muito boa performance pelo preço dela nas lojas online asiáticas. A versão testada foi a europeia, quis então esclarecer junto do fabricante quais as diferenças entre a Xiaomi M365 versão europeia e internacional, a resposta não tardou e passo a transcrever: “A versão europeia da trotinete elétrica dobrável Xiaomi é fabricada em materiais de alta qualidade em conformidade com as mais elevadas normas europeias CE, inclui dois pneus e câmaras de ar suplentes, um adaptador para qualquer tipo de compressor e carregador compatível com tomadas de 220v utilizadas em Portugal

É muito leve com 12,5kg sendo fabricada numa liga de alumínio de classe aeronáutica,fácil de transportar e usar, perfeita para levar na bagageira do carro, é um meio de transporte económico, especialmente se tiver oportunidade carregar no local de trabalho, amigo do ambiente com zero emissões e divertido. Dobra e desdobra facilmente em segundos sem perder tempo, dobrada mede apenas 108 x 43 x 49 cm, em modo de funcionamento mede 108 x 43 x 114 cm. Apesar de tudo é bastante robusta suportando um peso máximo de 100kg. Tem um design sóbrio e moderno, que mesmo sendo discreto não evita captar a atenção de todos. A aceleração é feita através de uma patilha junto ao punho que ativa um motor elétrico silencioso inserido na roda frontal. Nota importante: o fabricante aconselha vivamente a apoiar o arranque fisicamente, alegando que o motor elétrico precisa de um processo auxiliar de aceleração antes de começar a funcionar em pleno. Convém deslizar de forma convencional até atingir uma velocidade entre 3 e 5 km/h e só então usar a patilha do acelerador. Se não o fizer, ela arranca na mesma, mas respeitar as normas de utilização e conselhos do fabricante pode poupar problemas futuros desnecessários.

A manete do travão faz atuar o travão frontal com sistema anti bloqueio E-ABS e o traseiro com disco mecânico, testada no alcatrão em tempo seco confirmo que trava bem e numa distância curta. A aceleração é boa, a condução é estável e proporciona uma sensação revitalizante, é mesmo divertido conduzir a trotineta Xiaomi M365. Tem luzes led frontal e traseira para que esteja bem visível perante os outros de dia ou noite. Nunca esqueça a sua segurança, use sempre capacete ao conduzir uma trotinete, bicicleta ou scooter elétrica.

Conforme já referi, a bateria incorporada de lítio proporciona uma autonomia máxima de 30km, para a qual contribui um sistema de recuperação de energia elétrica que converte alguma energia cinética em energia elétrica, oferecendo uma maior vida útil da bateria. Há um display com 4 luzes LED que exibem a capacidade da bateria, pelo que é fácil de saber a quantidade de energia restante. Caso se descuide com a bateria, pode sempre usar de modo convencional, é sempre uma mais valia ter este plano B.

Inclui seis funções de proteção: proteção contra curto-circuito, proteção contra sobrecorrente, proteção contra sobrecarga, proteção contra descargas excessivas, proteção de baixa voltagem e proteção contra anomalia de temperatura. Tal como outros produtos Xiaomi, através da APP pode registar os seus hábitos de viagem, velocidade de circulação, duração da bateria, etc.

Unboxing

Resumo final

A trotinete elétrica dobrável Xiaomi M365 é muito mais que um brinquedo para adultos ou um simples meio de transporte. Foi desenvolvida com umas características que a tornam compatível com um universo de potenciais utilizadores abrangendo miúdos e graúdos, para esta decisão considerei o peso, dimensões, facilidade de utilização, estabilidade e conforto. Qualquer pessoa sobe e desce umas escadas com ela pela mão, da mesma forma que põe ou tira da bagageira do carro. Analise bem os seus hábitos de deslocação, se fizer percursos curtos ou no meio de tráfego rodoviário intenso ter uma Xiaomi M365 pode ser uma opção interessante para chegar mais rapidamente ao seu destino, sem chatices no trânsito e de forma económica. Agora vocês dizem: economia onde se ela custa umas centenas de euros? Tirando a frustração de estar parado no meio do trânsito, quanto gasta anualmente em combustível, estacionamento e manutenção automóvel nas deslocações que podia facilmente fazer com a trotineta? Recordo que percursos curtos frequentes em que o motor do seu automóvel não atinge a temperatura normal de funcionamento ou períodos longos no pára arranca citadino provocam maior desgaste no seu automóvel.

Mas nem tudo são rosas, apesar da trotinete elétrica ser segura, muito equilibrada no geral e permitir realmente poupar dinheiro ao substituir outros meios de transporte, há reparos menos bons a assinalar:

  • A classe de impermeabilização é apenas IP54. Não pode ser usada em dias chuvosos ou com grande acumulação de água no piso;
  • É tão fácil carregar a Xiaomi M365 como o seu smartphone, mas se a bateria atingir os 0%, conte com quatro a cinco horas de carregamento até atingir a carga total.

Aqui estão os dados técnicos do produto testado:

Modelo: trotinete elétrica dobrável Xiaomi M365 versão europeia CE

  • Material: liga de alumínio de classe aeronáutica 
  • Tamanho da roda: pneumática de 8,5 polegadas 
  • Tamanho do motor: 6,7 polegadas 
  • Torque máximo: 16Nm 
  • Velocidade máxima: 25 km / h 
  • Autonomia máxima: 30 km 
  • Sistema de travagem: antibloqueio dianteiro E-ABS, travão de disco mecânico traseiro 
  • Potência nominal do motor: 250W 
  • Potência máxima do motor: 500W 
  • Potência da bateria: 280Wh 
  • Gradiente de escalada máximo: aproximadamente 12-14 graus 
  • Classe impermeável: IP54 
  • Distância ao pedal: 87,5 mm 
  • Carga máxima: 100kg 
  • Potência nominal do carregador: 71W 
  • Voltagem de entrada do carregador: 100 – 240V, 50 / 60Hz 
  • Voltagem limitada da bateria: 42V 
  • Tempo de carregamento:  até 5,5 horas 
  • Consumo de energia: 1,1kWh por 100km 
  • Tamanho desdobrada: 108 x 43 x 114cm 
  • Tamanho dobrada: 108 x 43 x 49cm 
  • Peso: 12,5 kg

Ainda assim, voltaria a comprar a trotinete sem pensar duas vezes, é muito vantajosa para deslocações curtas, especialmente em ambientes urbanos . Podem adquirir uma trotinete elétrica dobrável Xiaomi M365 de forma segura através da Gearbest, tal como eu fiz, aqui fica o LINK.

What do you think?

Escrito por ADH

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Branqueador de dentes em pó de carvão ativado

Cancro na próstata - Coisas que todos os homens devem saber

Cancro na próstata – Coisas que todos os homens devem saber