in

Para quem sonha ter uma mota… Cuidados a ter e opções a considerar

Ter uma mota – O que deve considerar antes de a comprar

Para quem sonha ter uma mota Cuidados a ter e opcoes a considerar

Ter uma mota… muito provavelmente o sonho da grande maioria dos homens e o terror da grande maioria das mães por este mundo fora…

A compra da primeira mota é sem dúvida um momento marcante para os homens, contudo, não é incomum que essa compra seja realizada de forma impulsiva e sem ter em consideração questões essenciais que vão determinar se aquela é a marca e o modelo certo para si e para as suas necessidades / capacidades.

Eu próprio já tive algumas motas, já caí algumas vezes e inclusivamente já estive alguns dias no hospital com uma ou outra costela partida…

Mas lá está, só existem dois tipos de motards: os que já caíram e os que ainda não caíram.

Hoje deixo-lhe alguns aspetos a considerar antes de comprar uma mota.

Ter uma mota – O que deve considerar antes de a comprar

Ter uma mota é sinónimo de ter de conduzir com atenção, estar preparado para a chuva ou para os dias de muito sol. Mas é também ter a liberdade de conduzir com a aragem a bater-lhe no corpo, e sentir como se conseguisse voar.

De seguida deixo-lhe algumas dicas a ter em consideração antes de dar o passo em frente e ter uma mota.

1 – Não sobrevalorize as suas capacidades

Este é sem qualquer sombra de dúvida um dos erros mais comuns de quem compra uma mota pela primeira vez, e que não sabe sequer como a conduzir.

Nunca compre uma mota que tenha uma cilindrada ou um desempenho superior ao que consegue acompanhar. Se nunca conduziu uma mota, não pode querer sair do stand com uma ninja ou qualquer coisa desse género.

Compre primeiramente uma mota com menor capacidade, e aprenda a dominar a mesma, para no futuro conseguir dominar todas as técnicas e não correr perigo de vida com uma mota bem mais veloz.

2 – Pense no motivo pelo qual quer ter a mota

Antes de ter uma mota, pense seriamente no motivo pela qual a quer comprar. Quer fazer viagens longas? Procura um método mais rápido de deslocação? Quer fazer desportos radicais?

Dependendo do que procura fazer com a mesma, existem opções que são mais indicadas. Pense bem antes de dar um passo em frente.

3 – Conheça bem as suas opções

Depois de perceber para que é que quer uma mota, está na altura de ver quais são as suas opções. Existe cada vez mais ofertas para as mesmas necessidades e por isso, muitas vezes não é assim tão simples como isso tomar uma decisão.

Teste vários modelos e comece a separar os que mais gosta daqueles que menos gosta. Dessa forma será mais simples tomar uma decisão de compra.

4 – Escolha uma mota que se adapte ao seu corpo

Contrariamente a um carro, ter uma mota significa ter de escolher algo que se adapte ao seu tipo de corpo.

Dessa forma, faça um teste de condução para conhecer as características e a ergonomia do veículo. Ao fazer este teste pode chegar à conclusão que afinal aquela mota que tanto idolatrava poderá não ser a ideal para si e até se pode revelar muito desconfortável.

5 – Considere o seu orçamento

Se ter um carro já é algo relativamente dispendioso, a verdade é que ter uma mota é algo que lhe irá trazer também várias despesas.

Assim sendo, quando considerar a compra da mota considere também adicionar ao preço da mesma, questões como o seguro (deve fazer várias simulações antes de escolher uma alternativa), equipamento de segurança (luvas, casaco e capacete são indispensáveis) e manutenção (a mota necessita de manutenção frequente, assim como revisões periódicas).

5 modelos para iniciantes

Se quer realmente ter uma mota, mas não tem experiência de condução, os 5 modelos que lhe indicamos de seguida são boas alternativas para começar (e não, não são motões, mas lembre-se que deve começar por algo mais modesto até aprender a dominar a moto, só depois pode passar para algo mais robusto e veloz).

1 – PCX 125 da Honda

Honda PCX 125

2 – Yamaha NMAX

Yamaha NMAX

3 – Suzuki Burgman

suzuki burgmen

4 – Honda Integra

Honda Integra

5 – Yamaha YS125

Yamaha YS125

Podem não ser as motas mais bonitas de todos os tempos, contudo, acredite que para começar, estas 5 opções podem ser uma excelente alternativa.

E depois de ter uma mota desta para iniciar a sua jornada como motard, pode ao final de alguns anos comprar outra mota.

What do you think?

Escrito por Afonso

Comments

Leave a Reply
  1. Motociclos são mais que um mero meio de transporte. Aquela lei que permite a qualquer pessoa com carta de automóveis ligeiros conduzir motociclos até 125cc dinamizou muito o mercado e facilitou as deslocações de muito pessoal. Mas pôr uma pessoa sem qualquer experiência, que nunca pegou sequer numa 50cc, ao guiador de uma 125cc parece fantasia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
Produtos para a barba - Conheça as melhores opções do mercado

Produtos para a barba – Conheça as melhores opções do mercado

praticar desporto ao ar livre

Gosta de praticar desporto ao ar livre? 4 apps que tem de instalar