Quando falamos de acessórios para motards, quais são os primeiros que lhe veem à cabeça? Provavelmente pensa em coisas um pouco mais superficiais… Mas sabe que alguns acessórios podem fazer a diferença entre a vida e a morte?
Na verdade, a grande maioria dos ditos acessórios, são peças fundamentais e que podem realmente salvar a sua vida no caso de um acidente de mota.
Não pense que só quem tem acidentes a altas velocidades é que se pode aleijar. Na verdade, um amigo meu já partiu um pé porque a mota lhe caiu em cima.
Fique de seguida a conhecer uma gama completa de acessórios para homens que conduzem motas com frequência, e que vai querer ter.
Acessórios para motards: as 6 melhores opções
Escolher os melhores acessórios não é uma tarefa simples. Mas se se está a iniciar na vida de motard, damos-lhe uma ajuda essencial.
1 – Um bom capacete
Quem anda de mota tem de ter um capacete. Além de ser obrigatório por lei, o mesmo pode ser a sua salvação no caso de acidente.
Por norma protege as zonas mais sensíveis (cabeça, nuca e pescoço) da violência de um impacto. Neste ponto, existem milhares de opções por onde escolher, por isso, opte por um com que se sinta confortável.
Frisamos apenas que existem vários tipos de capacetes, mas essencialmente agrupam-se em 3 categorias:
- Capacetes integrais
- Capacetes abertos
- Capacetes Off Road.
2 – Não se esqueça das luvas
Depois do capacete, as luvas são um dos acessórios para motards que são completamente indispensáveis.
As mesmas protegem as suas mãos e pulsos do frio intenso, mas também do calor abrasador. Sem as mesmas pode ser quase impossível conseguir conduzir a sua mota em segurança em dia mais extremos.
Podem haver vários tipos e marcas de luvas, mas inserem-se maioritariamente em 2 categorias:
- Luvas internas térmicas
- Luvas impermeáveis e respiráveis
3 – Vestuário térmico e impermeável
Podem bem, quando se anda de mota é preciso ter em mente que o frio e o vento são uma constante, e por isso há a necessidade de proteção.
Assim sendo, escolher a roupa mais adequada vai ser importante para estar confortável.
Algumas das peças térmicas que pode adquirir são:
- Casacos
- Blusões
- Camisolas
- Calças
- Joalheiras
- Cintas reforçadas
Lembre-se que algumas destas peças (como é o caso de meias, cintas e joalheiras) podem ser usadas por debaixo da roupa.
Além de usar roupa térmica, nos dias de chuva deve também usar roupa impermeável que irá impedir que a sua roupa se molhe.
Existem em versões separadas (calças e casaco) ou versões tipo macacão.
4 – Colete refletor
Pode parecer um dos acessórios para motards dispensável, mas não é! Os coletes refletores podem salvar-lhe a vida, tornando-o visível no escuro.
Em dias de menor luminosidade ou sempre que conduzir de noite, usar um colete refletor irá ajudar a que seja visto por outros condutores, impedindo acidentes por falta de visibilidade.
5 – Mochilas, alforges ou top cases
As motas não têm arrumação, por isso, transportar o que quer que seja pode ser complicado.
Esse é o principal motivo pelo qual a grande maioria dos motards usa algo que lhes permita transportar os seus pertences. Alguns destes equipamentos são colocados na parte traseira da moto ou na sua lateral.
Algumas opções comuns são:
- Mochilas
- Alforges
- Sacos de depósito
- Sacos traseiros
- Vários tipos de bolsas
- Top cases
Se quer algo à sua medida, pode sempre mandar personalizar qualquer tipo de acessório que utilize para transportar as suas coisas.
6 – Cadeados
Pode parecer estranho dizer-lhe que um dos acessórios para motards que vai querer ter é um cadeado.
Contudo lembre-se que uma mota é muito mais simples de ser furtada que um carro. Com um bom cadeado, terá sempre a possibilidade de manter a sua mota segura e presa.
Uma boa corrente com um cadeado eficaz representa uma barreira quase intransponível entre a moto e o ladrão, permitindo assim ao motard uma maior tranquilidade de espírito.
Agora que já sabe quais os principais acessórios para motards, está na hora de começar a comprá-los de forma a estar o mais seguro possível em todas as suas viagens.