in

Ter uma alimentação saudável – 5 alimentos a incluir e quais evitar

Alimentação saudável: O que precisa saber antes de começar

Pense em alimentação saudável. Quais são os primeiros alimentos que se lembra de comer? E quais são aqueles que tem de evitar a todo o custo?

Como imagina, não conseguimos ler a sua mente. Mas, temos a certeza absoluta que a sua mente bloqueou automaticamente tudo o que sejam alimentos processados.

Isso está certo, até porque querer ter uma alimentação saudável, e ao mesmo tempo querer comer alimentos processados é um erro que não o leva a lado nenhum.

Hoje iremos explicar-lhe de forma simples o que pode ser considerado ter uma alimentação e uma vida mais saudáveis, mas também o que não deve de todo comer.

Saiba tudo de seguida, e comece hoje mesmo a mudar a sua vida.

Alimentação saudável: O que precisa saber antes de começar

Antes de começar a fazer a lista de compras com o que deve ou não consumir, é importante que tenha em mente algumas questões.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada, não é retirar da sua alimentação todos os alimentos que julga fazerem mal.

Embora na grande maioria dos dias deva evitar produtos processados, gorduras, açúcares e fritos, a verdade é que pontualmente, a sua ingestão não lhe irá fazer mal.

Mas, tenha sempre em consideração que esse tipo de alimentos vai ser a exceção à regra.

Tente comer grelhados ou cozidos, opte por peixe e carne branca (sendo que não deve excluir a carne vermelha da alimentação), troque a massa e o arroz por legumes e vegetais.

Se a sua alimentação for baseada neste tipo de pressupostos, vai ser muito mais simples garantir que tem efetivamente uma deita saudável e equilibrada.

Além disso, coma a quantidade de alimentos adequada à sua estrutura física, não passe fome só porque julga ser o mais indicado para perder algum peso, e faça pelo menos 30 minutos de exercício.

Frisamos ainda que de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde, uma alimentação balanceada significa:

  • Manter um peso saudável
  • Limitar o consumo de gorduras, e quando houver essa necessidade optar por gordura insaturadas como é o caso de azeite
  • Aumentar o consumo de frutas, vegetais, frutos secos, grãos e legumes
  • Limitar a quantidade de açúcares refinados
  • Limitar o consumo de sal
  • Consumir proteínas de origem animal e vegetal
  • Evitar o consumo frequente de bebidas alcoólicas

Agora que já sabe o que significa ter uma dieta saudável e balanceada, apresentamos-lhe os alimentos que deve incluir na sua alimentação com maior frequência.

Acredite que muitos deles não vão estar presentes no seu pensamento quando se fala em alimentação saudável.

5 alimentos que pode consumir se quer manter uma vida mais saudável

Manter uma vida saudável é o sonho de qualquer pessoa. Por isso, saber exatamente o que comer é importante.

De seguida, apresentamos-lhe alguns alimentos que devem realmente fazer parte da sua alimentação

1 – Café

O café é um dos alimentos que pode ingerir sem culpa. Isto acontece devido ao seu caráter antioxidante, que se deve aos seus compostos naturais.

Alguns destes compostos previnem doenças cardiovasculares e diabetes, de acordo com vários estudos.

Além disso, o café contribui para uma moderada perda de peso graças à diminuição de células gordas e aumento da termogénese (regulação da temperatura corporal).

2 – Frutas e legumes variados

O consumo diário de frutas e hortícolas não é novidade. No entanto deve tentar maximizar a ingestão das cores, misturando diariamente os pigmentos destes alimentos.

Tanto as frutas como as hortícolas dividem-se essencialmente por cinco grupos de pigmentos:

  • Branco (alho e cebola)
  • Laranja (tangerina e cenoura)
  • Vermelho ou rosa (tomate e uva)
  • Verde (brócolos e espinafres)
  • Roxo (beterraba e amora).

Esta variedade permite maximizar os benefícios para a saúde, entre eles a hipertensão arterial e prevenção do cancro do cólon e da próstata.

3 – Queijo Quark

Para a ceia ou pequeno almoço é uma opção inteligente pelo seu teor em proteína e baixo em gordura e isento em açúcar.

Ótimo para acrescentar no iogurte, em outros snacks, ou até mesmo na gelatina. Acredite que irá sentir-se bastante mais saciado com este alimento.

4 – Chocolate negro

Uma pesquisa realizada na Dinamarca descobriu que as pessoas que comem um pouco de chocolate amargo pela manhã consumiram 15% menos calorias ao longo do dia.

Como vê, é possível comer chocolate e mesmo assim ter uma alimentação saudável, só precisa olhar para a quantidade de cacau.

Saiba que o chocolate é rico em gorduras saudáveis, que o vão ajudar a queimar gorduras.

5 – Nozes e frutos secos variados

Emboras as nozes sejam um fruto seco com bastante gordura, são também ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, e ómega 3.

Por serem ricas em gordura promovem uma maior saciedade (deve comer no máximo 4 a 8 nozes por dia). Mas, tal como tudo na vida, devem ser comidas com sensatez.

Agora que já sabe quais são os alimentos a incluir numa alimentação saudável, deixamos-lhe também uma pequena lista com os alimentos que não deve de todo consumir com frequência.

5 alimentos que deve evitar consumir

Comer bem, passa também por saber o que é que não deve consumir. Desta forma, deixamos-lhe de seguida 5 alimentos a evitar na sua alimentação diária.

1 – Águas com sabores

Alguns tipos de águas com sabores têm adição de açúcar. Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá.

Assim sendo, é algo que deve evitar a todo o custo consumir.

2 – Refrigerantes

A maioria dos refrigerantes contém doses de açúcar bastante superior à recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Lembre-se que a frutose, glicose e sacarose também são formas de açúcar. Não se esqueça de observar no rótulo a presença deste tipo de glícidos.

Refrigerantes como o Ice Tea, aparentemente inócuos, estão também carregados deste tipo de nutrientes. Opte por beber apenas água ou fazer os seus sumos em casa sem adicionar açúcar.

3 – Cereais de pequeno almoço

É uma rica fonte de energia, proporcionando disposição para as atividades e treino do dia a dia.

Porém devem ser comidos na proporção máxima de 30 gramas por refeição, já que a maioria dos cereais de pequeno-almoço contém doses extensas de açúcares combinados.

4 – Sal

Até pode escolher opções mais saudáveis, como flor de sal ou usar sal dos Himalaias, mas no final do dia, o excesso é prejudicial, tal e qual o sal comum que sempre usou em casa.

O consumo exacerbado pode provocar problemas renais e hipertensão arterial, o que a longo prazo poderá também intervir na regulação do metabolismo ósseo.

5 – Adoçantes

Sim, são alternativas para evitar o açúcar, benéficas especialmente para quem quer perder peso.

Mas é preciso ter cuidado porque produtos como o aspartame e o acessulfamek não são naturais e para a maioria da população são uma má opção.

Agora que já sabe os princípios base para uma alimentação saudável, está na hora de começar hoje mesmo a mudar a sua alimentação e a forma como vê a mesma.

Acredite que com tempo, dedicação e esforço. Tudo será muito mais simples. Além de tudo se aliar a prática de exercício físico à alimentação, os resultados vão com toda a certeza aparecer.

What do you think?

Escrito por Afonso

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
Truques secretos do iPhone: conheça-os e aproveite ainda mais

Truques secretos do iPhone: conheça-os e aproveite ainda mais

Será realmente possível poupar no combustível? Claro que sim

Será realmente possível poupar no combustível? Claro que sim